Projeto do Senado inspira estudantes para Prêmio De Olho na Educação, no DF

Da Comunicação Interna | 19/09/2019, 19h14

Alunos de escolas públicas do Distrito Federal vão produzir vídeos baseados no projeto Orçamento Fácil, do Senado. Os melhores trabalhos vão concorrer ao 1º Prêmio De Olho na Educação, concurso organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), do qual o Senado é um dos 15 órgãos públicos parceiros.

Orçamento Fácil é uma uma série de animações que visa explicar a importância do orçamento público e como ele é elaborado no Brasil. O projeto é tocado em conjunto pela Secretaria Agência e Jornal do Senado e a Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle da Casa. O conteúdo da série, que já tem 17 episódios publicados em canal próprio no YouTube e em página na internet, será a base para que os estudantes produzam seus próprios vídeos em uma das atividades do concurso.

— Toda a regulamentação dessa etapa da premiação ainda está em fase de elaboração pela CGDF — diz Daniel Pinto, subchefe de gabinete da Diretoria-Geral do senado.

Daniel apontou mais duas etapas da participação do Senado no De Olho na Educação. Nos dias 28 e 29 de outubro e 11 e 13 de novembro, a Coordenação de Visitação Institucional e de Relacionamento com a Comunidade oferecerá visita guiada a 385 estudantes dos ensinos fundamental e médio. Também em novembro, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) disponibilizará um curso sobre a Lei Maria da Penha, na modalidade ensino a distância (EAD), para mais 350 alunos.

Transparência

— É por meio da atuação nas escolas que se forma a cidadania e se afirma o conhecimento que será aplicado em áreas como saúde, trabalho, equidade de gênero e segurança. Com participação, empatia e respeito para com o próximo, criaremos cidadãos decididos a cuidar da sua comunidade — diz a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

A participação do Senado no concurso também se deu por meio de palestras ministradas por servidores da Casa aos alunos participantes sobre temas como democracia, papel do Legislativo, transparência e responsabilidade e controle social dos órgãos públicos.

— A gente deu uma introdução do que é responsabilidade social e apresentou as ações do Senado nessa linha, baseadas no tripé sustentabilidade, acessibilidade e no programa de equidade de gênero e raça — conta Marcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão.

Premiação

O objetivo do 1º Prêmio De Olho na Educação é estimular a participação de alunos, professores e servidores de escolas em ações cidadãs e de controle social para solucionar problemas e promover boas práticas. O projeto estimula atividades de transparência, educação legislativa e fiscal, prevenção à corrupção e temas de fomento ao controle social e formação cidadã.

Participam do programa alunos dos ensinos fundamental e médio de oito escolas do DF, que formarão equipes para disputar três categorias. Eles terão que cumprir atividades em áreas como cidadania, auditoria cívica e transparência, nas quais somarão pontos.

O resultado final será divulgado em dezembro. As escolas, equipes e professores vencedores receberão prêmios em dinheiro e viagens.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)