Líder do governo no Senado coloca cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro

Da Redação | 19/09/2019, 13h34

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) informou, nesta quinta-feira (19), que colocou seu cargo de líder do governo no Senado à disposição do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi comunicada ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

— Tomei a iniciativa de colocar à disposição o cargo de líder para que o governo possa, ao longo dos próximos dias, fazer uma avaliação se não seria o momento de proceder a uma nova escolha ou não. Esse é um julgamento e um juízo que serão feitos pelo presidente e pelos ministros da Casa Civil e da Secretaria de Governo — disse.

O anúncio foi feito em entrevista à imprensa depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Desintegração. Na manhã desta quinta-feira, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão no gabinete do senador e também no gabinete do filho do senador, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), na Câmara dos Deputados. Ambos são investigados por irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco no período em que Bezerra foi ministro da Integração Nacional, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Bezerra ressaltou o posicionamento contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR) à operação de busca e apreensão autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

— Eu acho que a PGR também entendeu [o excesso da medida]. Prefiro que vocês leiam a decisão para não parecer apenas uma opinião pessoal minha. Claramente, os meus advogados entendem que foi um excesso, uma medida muito extensa, desnecessária para os objetivos de esclarecer os fatos pertinentes à investigação. Acho que a manifestação da Procuradoria foi muito clara nesse sentido. Acho que a manifestação da PGR já diz tudo, de que não havia nenhuma necessidade dessas diligências.

O senador acrescentou que continua à disposição para prestar todos os esclarecimentos.

— Esses são fatos que já vão completar oito anos e que estão sob investigação há muito tempo. Temos certeza que, como outros inquéritos, eles terão o mesmo destino, que será o arquivamento.

Com informações da assessoria de Imprensa do senador Fernando Bezerra Coelho

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)