CDH conhece trabalho do Interlegis de fortalecimento das Casas legislativas

Da Redação | 19/09/2019, 10h53

Os senadores da Comissão de Direitos Humanos e de Legislação Participativa (CDH) conheceram, durante reunião nesta quinta-feira (19), o trabalho do programa Interlegis, desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado que desenvolve três pilares: educação e capacitação dos cidadãos, fortalecimento da democracia e debate de temas nacionais e internacionais.

O coordenador do ILB, Floriano Filho, visitou a comissão e demonstrou os cursos e debates gratuitos, on-line ou presenciais, desenvolvidos pelo órgão. Na área de educação, o Interlegis oferece cursos gratuitos para capacitação em áreas como economia, direito, política, comunicação e até em leis específicas, com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006).

Floriano observou que a evolução tecnológica tem fechado postos de trabalho em diversas carreiras e que há uma massa de trabalhadores desempregados ou subempregados. Por outro lado, milhares de empresas que precisam contratar não acham pessoas com a qualificação necessária.

— Temos feito a recapacitação de pessoas que precisam ser qualificadas para trabalhar com novas tecnologias que exigem um novo treinamento profissional. O Brasil precisas estar atento a essa nova qualificação — alertou.

O instituto também reúne mais de 2,5 mil casas legislativas (assembleias legislativas e câmaras de vereadores) em um projeto de articulação política e de fortalecimento da democracia.

Por fim, Floriano comentou que o Interlegis promove debates — com transmissão online em tempo real — sobre temas variados de abrangência nacional e internacional. Recentemente alguns deles analisaram questões como a Amazônia, gargalos da infraestrutura brasileira e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

O site do interlegis é o www.interlegis.leg.br

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)