Izalci pede atenção especial para pesquisa, ciência, tecnologia e educação

Da Redação | 13/09/2019, 12h58

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu nesta sexta-feira (13), em Plenário, maior atenção para a destinação de recursos para a pesquisa, ciência e tecnologia. Ele registrou a audiência pública realizada na véspera pela Frente Parlamentar da Ciências e Tecnologia cujo objetivo foi sensibilizar os parlamentares no direcionamento de recursos do Orçamento da União para educação

Izalci destacou também, a entrega, na semana passada, de um abaixo assinado com 900 mil assinaturas, ao Presidente do Senado Davi Alcolumbre, em defesa da educação. Mais de 102 instituições de pesquisa demostraram preocupação com o direcionamento de recursos, principalmente para pesquisa científica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq).

— Há um movimento totalmente contrário, e me incluo nesse movimento. Não tem sentido a gente destruir o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, que durou anos e anos para ser consolidado. Os nossos orçamentos hoje são muito menores do que os de 15 anos atrás. Vários países que estavam lá atrás em relação ao Brasil já avançaram, já estão bem à frente exatamente porque colocaram educação, ciência e tecnologia como prioridade — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)