Indicação de diplomata leva a debate na CRE sobre relações entre Brasil e Guiana

Da Redação | 10/09/2019, 15h55

A Guiana descobriu em 2018 imensas jazidas de petróleo, cuja produção deverá começar já a partir de 2020, com potencial de gerar um grande crescimento econômico e desenvolvimento social para aquele país. A informação faz parte do relatório apresentado pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR) à Comissão de Relações Exteriores (CRE) nesta terça-feira (10), sobre a indicação da diplomata Maria Duclos Carisio para a chefia da embaixada brasileira em Georgetown, capital da Guiana. O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), marcou a sabatina da diplomata para quinta-feira (12).

— Tenho certeza que a descoberta do petróleo e o início da exploração na costa guianense farão as relações comerciais entre Brasil e Guiana se intensificar muito; vão explodir. A Guiana praticamente não tem mais relações com a Venezuela por causa de divergências em relação ao território de Esequibo (reivindicado pelos dois países), então o Brasil, especialmente Roraima [que faz fronteira com a Guiana], poderá se beneficiar muito no intercâmbio com a Guiana — afirmou Rodrigues.

O senador revelou que se encontrou duas vezes recentemente com o embaixador da Guiana no Brasil, George Talbot, para tratar da pavimentação da estrada que liga Georgetown ao Brasil. Talbot confirmou que o objetivo do governo guianense é asfaltar mais 120 km da estrada ainda este ano.

Rodrigues também destacou a conclusão recente da perfuração, feita pelo Exército brasileiro, de oito poços artesianos em Rupununi, na Guiana. O trabalho foi acompanhado de treinamento e capacitação de oficiais guianeses na operação de poços. Estima-se que o projeto beneficiará 10 mil pessoas, em sua maioria indígenas, em comunidades próximas à fronteira com o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)