Senado destaca 75 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino

Da Redação | 09/09/2019, 08h45

O Senado vai promover sessão especial na próxima quinta-feira (12) para comemorar os 75 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). A reunião, solicitada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), será às 10h no Plenário da Casa.

De acordo com o senador, a Confenen atua na defesa da liberdade de ensinar, de aprender, de cátedra e do respeito às crenças e do pluralismo educacional, acreditando que a existência do ensino privado é crucial para vencer o deficit educacional do país. A confederação congrega cerca de 45 mil instituições de ensino privadas no país.

O senador destaca também que a Confenen defende bandeiras que incluem a não caracterização do ensino privado como concessão ou delegação do poder público, a não subordinação ou atendimento de governantes de cada época e a crença de que o Estado deve amparar os que não têm condições de optar pela liberdade de aprender.

“A sessão será um momento de reflexão acerca do papel do professor na formação da sociedade e da democracia e um espaço para reconhecer a importância histórica desta organização na formação de milhares de crianças e de jovens”, justifica o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)