Senado celebra os 76 anos de criação do território federal do Amapá

Da Redação | 09/09/2019, 16h07

Os 76 anos de criação do território federal do Amapá serão comemorados pelo Senado, em sessão especial, às 10h desta quarta-feira (11).

A homenagem foi requerida pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Humberto Costa (PT-PE), Eduardo Braga (MDB-AM), Flávio Arns (Rede-PR), Lucas Barreto (PSD-AP) e Marcio Bittar (MDB-AC), a fim de celebrar os 76 anos de criação do Território Federal do Amapá.

O território federal do Amapá foi criado em 13 de setembro, por desmembramento do estado do Pará, a partir do Decreto-Lei 5.812, de 1943. Na justificativa, os senadores afirmam que este foi o primeiro passo para a construção da autonomia política e administrativa desta unidade da federação.

“Para rememorarmos a importância deste ato de reconhecimento e afirmação dos povos do Amapá, bem como registrarmos os avanços sociais, econômicos, políticos e culturais alcançados com a criação do então território e deste novo estado da República, proponho a realização desta sessão especial”, justifica o senador Randolfe no requerimento.

A sessão faz parte da programação especial em comemoração aos 76 anos de criação do território do Amapá no Senado Federal, que tem início nesta terça-feira (10), às 10h, com a exposição “Amapá – Onde os hemisférios se encontram”, no Espaço Ivandro Cunha Lima. Na quinta-feira (12), acontecerá o Festival Amapá no Restaurante dos Senadores, com cardápio especial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)