Para Girão, interessados em enfraquecer a Lava Jato definem destino de recursos

Da Rádio Senado | 09/09/2019, 17h55

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse nesta segunda-feira (9), em Plenário, ser uma contradição que algumas autoridades interessadas em enfraquecer a operação Lava Jato, o combate à corrupção e a recuperação de dinheiro público desviado, sejam as mesmas que estão definindo o destino desses recursos.

Segundo o senador, todo o trabalho de recuperação de dinheiro desviado pode ficar comprometido com ações empreendidas por autoridades dos três Poderes, como a aprovação da lei de abuso de autoridade, a imposição de dificuldade para a atuação do antigo Coaf, e as mudanças na direção da Polícia Federal.

— A estimativa de ressarcimento aos cofres públicos, segundo cálculos da força-tarefa, é de mais de R$ 44 bilhões. Nenhuma nação pode abrir mão de uma fortuna como essa, principalmente a nossa nação, hoje vitimada por uma profunda crise fiscal e onde repousam mais de 13 milhões de desempregados — disse.

Eduardo Girão lembrou que o dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato vai para um fundo criado por acordo firmado entre o Ministério Público Federal, a Petrobras e o governo dos Estados Unidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)