CTFC pode convocar ministros para falar sobre suposto acordo secreto em Itaipu

Da Redação | 06/09/2019, 16h05

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) tem reunião na terça-feira (10), às 11h30, com 15 itens em sua pauta de votações. O primeiro da lista é o requerimento que pede a convocação dos ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e Bento Albuquerque, de Minas e Energia, para prestarem informações sobre as circunstâncias de acordo secreto entre os governos do Brasil e Paraguai sobre a venda do excedente de energia da Usina Binacional de Itaipu.

O requerimento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele explica que, em julho, houve uma grave crise institucional no Paraguai, devido a um acordo secreto que teria sido assinado com o Brasil aumentando o preço de venda de energia àquele país até 2022. Essa alteração elevaria os custos paraguaios na operação em US$ 200 milhões.

Depois da descoberta do acordo, várias autoridades paraguaias renunciaram a seus cargos e o presidente foi ameaçado de impeachment. No dia 1º de agosto o governo paraguaio cancelou unilateralmente o acordo secreto assinado entre os dois países.

“Há graves denúncias de que as negociações foram realizadas para beneficiar uma empresa brasileira específica, com a participação de políticos do partido do presidente da República e em nome do mais alto mandatário do país e de sua família. É preciso, portanto, esclarecer as reais circunstâncias e interesses por trás da rápida e secreta assinatura desse acordo”, afirma Randolfe na justificação do requerimento.

A CTFC é presidida pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e tem como vice-presidente o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A reunião será feita na sala 2 da Ala Nilo Coelho, no anexo 2 do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)