Comissão de Mudanças Climáticas vota plano de trabalho nesta quarta-feira

Da Redação | 06/09/2019, 17h49

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) se reúne nesta quarta-feira (11), às 14h30, para apreciação do plano de trabalho de 2019. O foco principal da comissão será as queimadas na Amazônia e seus impactos no Brasil e no mundo.

Presidida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA), a comissão é composta por 12 senadores e deputados, sendo o mesmo número de membros suplentes. A CMMC atua desde 2008 com atribuição de acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.

Na primeira reunião da comissão, Zequinha afirmou que o primeiro passo para combater as queimadas é a regularização fundiária, pois é necessário que os agricultores familiares sejam oficialmente donos da sua terra para que eles atuem na sua preservação.

— Não se pode fazer uma política ambiental séria se não mudar tudo isso. Se não, ano que vem, nós teremos problemas do mesmo jeito. Se a gente começar a regularização fundiária agora talvez a gente resolva os problemas do ano que vem, porque quem tiver o seu título vai fazer tudo para segurar o fogo — ressaltou.

O plano de trabalho será apresentado pelo relator, deputado Edilázio Júnior (PSD-MA), e o relatório final está previsto para dezembro deste ano.

A reunião acontecerá no plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa no Anexo 2, do Senado Federal. ​

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)