Startups agrícolas inovadoras serão premiadas por comissão do Senado

Da Redação | 04/09/2019, 13h38

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou nesta quarta-feira (4) a criação da Medalha Inovação no Campo (PRS 67/2019), a ser concedida anualmente a três projetos tecnológicos e inovadores que visem ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

A análise da criação do prêmio segue agora à Comissão Diretora do Senado. A presidente da CRA, Soraya Thronicke (PSL-MS), elogiou o autor da ideia, senador Jayme Campos (DEM-MT), pela iniciativa, porque entende que está sintonizada com o momento atual do agronegócio.

— Empresas nascentes de alto potencial inovador, geralmente de base tecnológica, estão invadindo o campo, trazendo soluções novas, digitais. Jovens empreendedores, detentores de boas ideias, usam tecnologia, Big Data, Internet das Coisas e até o conceito de economia compartilhada para revolucionar a maneira como o produtor cuida da lavoura e do seu negócio — destacou Soraya.

Agro tecnológico

Soraya ainda citou um levantamento recente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), dando conta de que cerca de 70% das propriedades agrícolas já dispõem de inovações tecnológicas em seus processos produtivos, um índice que sobe a cada ano. Por isso a presidente da CRA entende que a inovação deve ser estimulada e utilizada como um recurso estratégico, possibilitando que culturas inovadoras sejam implantadas permanentemente.

Com base em dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Jayme Campos afirmou que já existem mais de 300 agritechs (como são chamadas as startups no campo) investindo cerca de R$ 100 milhões por ano no incremento produtivo a partir de inovações tecnológicas.

— Estas agritechs, muitas incubadas em universidades, desenvolvem soluções em agricultura de precisão, monitoramento da lavoura e automação de equipamentos. É importante que a CRA reconheça este Brasil moderno e empreendedor presente no campo — disse Campos.

Superprodução

O vice-presidente da comissão, Luis Carlos Heinze (PP-RS), também elogiou a iniciativa, e lembrou que o crescimento acelerado do agronegócio brasileiro nas últimas décadas é fruto de investimentos em ciência.

— Na década de 1970 éramos importadores de alimentos, e hoje estamos entre os maiores produtores do mundo. Nos últimos 30 anos a área disponível cresceu 50%, mas a produção aumentou 500% e a produtividade, mais de 300%. Isso foi obra da tecnologia. E a CRA deve homenagear estas cabeças, que fizeram e continuam a fazer revoluções produtivas no campo. Enquanto na Alemanha ainda tem gente arando terra, aqui nós fazemos o plantio direto — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)