Kajuru destaca importância da Previdência para municípios

Da Redação | 04/09/2019, 17h24

O senador Jorge Kajuru (Patriotas-GO) ressaltou nesta quarta-feira (4), no Plenário do Senado, a importância da Previdência para os municípios. Segundo ele, é impossível pensar numa nova Previdência sem destacar a relevância do papel dos municípios. “Essa palavra, da qual eu morro de medo, 'PEC Paralela', me dá arrepios”, disse.

— Vamos nos debruçar com espírito público sobre os municípios, pois eles são a célula fundamental da federação brasileira — afirmou Kajuru.

O senador chamou atenção para o relatório da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP), que revela que a Previdência Social e a economia dos municípios, em 4.101 dos 5.565 municípios brasileiros avaliados (73,60%), o pagamento de benefícios previdenciários efetuados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), supera o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele ressaltou que no interior dos estados, a Previdência Social é a última esperança de milhões de pessoas viverem com dignidade.

— A Previdência é, no âmbito dos municípios, uma âncora social das mais importantes: fixa as pessoas em seus municípios de origem, evitando o êxodo para as grandes cidades. Os aposentados figuram como elementos de sustentação social não por ganharem bem, mas por garantirem o sustento de suas famílias — afirmou Kajuru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)