Senadores avaliam MP que prorroga contratos da Aeronáutica na terça

Da Redação | 30/08/2019, 11h40

O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), relator da Medida Provisória (MP) 887/2019, que autoriza a prorrogação de contratos da Aeronáutica com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), apresentará seu relatório na próxima terça-feira (3), a partir das 15h.

A MP autoriza o Comando da Aeronáutica a prorrogar, até 30 de junho de 2021, 30 contratos como IFI firmados a partir de junho de 2015. A prorrogação dos contratos deve-se ao novo cronograma do projeto KC-390, um cargueiro de uso militar que está sendo desenvolvido pela Embraer e que é certificado pelo IFI.

Fruet apresentou parecer favorável à prorrogação e pela constitucionalidade e urgência da matéria.

“Aplaudimos a iniciativa do Poder Executivo, pois o Embraer KC-390, o maior avião até hoje produzido na América Latina, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, preencherá uma grande lacuna que se avizinha na Força Aérea Brasileira pela breve aposentação dos seus atuais Hércules C-130. Incorporando tecnologia de ponta, essa aeronave cumprirá missões de transporte tático, de transporte logístico e de reabastecimento em voo, com uma autonomia compatível com a extensão territorial do nosso país”, disse.

A reunião da comissão mista, que é presidida pelo Senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), ocorrerá na sala 7 da ala senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)