Confúcio Moura ressalta importância da primeira infância

Da Redação | 29/08/2019, 16h20

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) ressaltou nesta quinta-feira (29), em Plenário, que educação de crianças e jovens é dever do Estado e que assistência à educação deve começar ainda na primeira infância, uma vez que os primeiros anos de vida são a base de formação do conhecimento.

Por isso, o parlamentar convidou os prefeitos a aderirem ao programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, que tem como objetivo o acompanhamento de saúde de gestantes e seus filhos até completarem os seis anos de idade.

— A educação começa ainda com o neném na barriga da mãe. Mas como educar um feto? Através do pré-natal, dando assistência à mãe, à grávida para fazer os exames, as vacinas, o ultrassom e a alimentação correta, para que nasça um menino sem restrições importantes, baixo peso ou sequelas neurológicas por carências múltiplas — disse.

Para que a educação seja completa, por outro lado, é preciso aumentar a quantidade de creches e combater a evasão escolar, que ainda é muito grande no país, analisou Confúcio Moura, cobrando medidas nesse sentido do governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
20h27 Transporte exclusivo para cuidadores: O Plenário aprovou substitutivo ao Projeto de Lei 2.178/2020, que prevê transporte exclusivo para cuidadores de pessoas com deficiência, de portadores de doenças raras e de idosos durante a pandemia. A matéria segue para a Câmara.
19h57 Dívidas rurais: O Plenário aprovou substitutivo ao Projeto de Lei 1.543/2020, que prorroga o vencimento de dívidas rurais de agricultores familiares. A matéria segue para a Câmara.
17h53 Cessão de leitos para o SUS: O Plenário aprovou substitutivo ao Projeto de Lei 2.324/2020, que obriga hospitais privados a ceder leitos desocupados para tratar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a covid-19. A matéria segue para a Câmara.
Ver todas ›