Endocrinologistas terão dia nacional, aprova CE

Da Redação | 28/08/2019, 10h19

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei (PL) 636/2019, que institui 1º de setembro como o Dia Nacional do Endocrinologista. A data deverá ser celebrada anualmente.

O texto é de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC). Ele defende a celebração com o objetivo de valorizar os profissionais da endocrinologia e metabologia, que estudam os transtornos das glândulas endócrinas, responsáveis pela regulação dos hormônios no organismo.

O relator na CE, senador Wellington Fagundes (PL-MT), recomendou a aprovação e apresentou três emendas para adequá-la às normas estabelecidas pela Lei Complementar 95, de 1998, mas que não alteram o sentido original do texto. Segundo Fagundes, cada vez mais se fala da importância da atuação do endocrinologista, mas poucos conhecem realmente o que esse profissional faz.

— O profissional da endocrinologia tem como objetivo diagnosticar e tratar os problemas de ordem hormonal, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. Visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, o endocrinologista é, então, responsável pelo bom funcionamento do corpo como um todo. Por isso, esse profissional pode agir das mais diversas formas na saúde de uma pessoa — disse.

Caso não haja recurso para apreciação em Plenário, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)