Comissão Senado do Futuro debate uso de tecnologia em atividades estatais

Da Redação | 19/08/2019, 14h48

A utilização de inteligência artificial nas atividades da administração pública, em especial, as atividades desenvolvidas no Senado, será discutida em audiência pública, na Comissão Senado do Futuro (CSF), na próxima quarta-feira (21), às 14h, a pedido do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

De acordo com o parlamentar, existem, nas diversas funções de competência do Estado, em particular nas esferas do Poder Judiciário, grandes acúmulos de processos pendentes de análise que demandam um trabalho que poderia ser realizado por meios tecnológicos, por ser repetitivo e de baixa complexidade.

“A inteligência artificial pode ser utilizada em inúmeras atividades realizadas pelo Estado, seja em sua execução, planejamento, ou mesmo na interação com o cidadão, de forma a aumentar a eficiência em termos de ganho de tempo e otimização dos recursos públicos”, argumenta Styvenson Valentim em sua justificativa.

O senador lembra também que o processo de implantação de novas tecnologias nas atividades estatais não está isento de erros e, por isso, a audiência pública torna-se ainda mais relevante.

Devem participar da reunião o especialista em políticas públicas e gestão governamental da Controladoria Geral da União (CGU), Thiago Veiga Marzagão; o coordenador-geral de Análise Antitruste do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Felipe Leitão Valadares Roquete; o pesquisador de inteligência artificial, Ricardo Vieira de Carvalho Fernandes; e o presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), Jhonata Emerick Ramos.

A audiência está marcada para a sala 9 da Ala Alexandre Costa.

Fernando Alves com supervisão de Sheyla Assunção

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)