Zenaide Maia alerta sobre redução de vacinas para animais

Da Redação | 15/08/2019, 17h29

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) alertou em Plenário, nesta quinta-feira (15), para a publicação da Nota Informativa 51, de 2019, do Ministério da Saúde, informando sobre a redução do número de doses de vacina para animais no país. De acordo com dados apresentados pela parlamentar, a redução no Rio Grande do Norte foi de 800 mil para 500 mil doses este ano.

Diante do fato, Zenaide informou que o Ministério da Saúde alerta à população sobre a necessidade de estar atenta para os sinais clínicos de doenças nos animais domésticos e para o risco de contato destes com os animais silvestres. A senadora lamentou que a redução dos investimentos federais tenha levado a limitação da capacidade produtiva das vacinas pelos principais laboratórios de imunobiológicos no Brasil.

— Foi diminuída a produção de soro antirrábico. Vocês sabem que a raiva é uma doença de 100% de óbito. Já não tem a vacina para os animais, mas também não ter um soro antirrábico e nem ter o soro antiofídico para oferecer à população. isso é uma coisa gravíssima — criticou.

Ela lamentou que a incapacidade de investimento tenha levado o Estado a depositar na população a responsabilidade de se proteger.

— Quer dizer, a população é quem tem que se cuidar. Então, povo brasileiro — isso eu falo para o povo brasileiro — cuidado, porque passou para a população a responsabilidade de se defender dos animais com a doença, que é quase 100% de óbito, e o medo de ser picado por um animal peçonhento, porque não tem soro antiofídico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)