Subcomissão da CE promove terceiro debate sobre Plano Nacional de Esporte

Da Redação | 12/08/2019, 10h57

A Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base realizará mais uma audiência pública para debater o Plano Nacional de Esporte na próxima quarta-feira (14) às 14h. A subcomissão é presidida por Leila Barros (PSB-DF), ex-atleta olímpica, e funciona no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Esta é a terceira reunião do ciclo de debates que começou em julho sobre o tema. Durante as primeiras reuniões foram abordados o teor social da prática esportiva e a sua inserção nas escolas. Também foi reforçada a necessidade de implantação do Plano Nacional do Desporto (PND) e a elaboração do Diagnóstico Nacional do Esporte.

— Nós tivemos exposições incríveis que é a questão do esporte como um direito social, como uma ação social, porque a gente sabe que o alto rendimento é uma consequência. Nós partimos dessa base e aí pouquíssimos chegam ao alto rendimento, mas nós entendemos a força que o esporte agregado à educação é cidadania, é formação e nós temos, sim, que trabalhar essa questão da participação, do social e do educacional — afirmou Leila em entrevista à Rádio Senado.

A audiência ocorrerá no plenário nº 15, da ala Alexandre Costa, e contará com os convidados: o Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio dos Santos Brasil; o Diretor Geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio; o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado; o Superintendente Executivo do Comitê Brasileiro de Clubes, Edson Garcia e o Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Luciano Cabral.

Plano Nacional de Esporte

O Plano Nacional de Esporte, que está sendo desenvolvido na Secretaria do Esporte do Ministério da Cidadania, pretende estabelecer as novas diretrizes do esporte nacional. Durante a audiência realizada em 10 de julho, o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, disse que a intenção do governo é consolidar a proposta, definir a metodologia de monitoramento, levantar custos e prazos e submeter uma prévia do documento ao Conselho Nacional de Esporte até outubro.

O diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, Jorge Antonio Smicelato, afirmou que os objetivos da pasta na elaboração do plano são garantir diretrizes pedagógicas e equipamentos adequados e adaptados para o esporte voltado para alunos com deficiência e assegurar, em cinco anos, a consolidação de programa nacional para oferta regular de insumos e materiais esportivos para a qualidade da educação física e da prática esportiva nas escolas da educação básica.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) também se mostrou favorável à aprovação urgente do plano.

— O esporte não pode pagar pelos maus gestores. São anos debatendo diretrizes e a gente não avança. Todos os atores estão aqui, precisamos entregar isso para aqueles que veem o esporte como uma ferramenta de inclusão e cidadania — afirmou durante a audiência.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)