Paulo Rocha lembra 16º Conferência Nacional de Saúde

Da Redação | 08/08/2019, 18h39

O senador Paulo Rocha (PT- PA) ressaltou nesta quinta-feira (8), em Plenário, a 16º Conferência Nacional de Saúde, ocorrida entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília. O objetivo da conferência foi propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para o parlamentar, é tempo de defender, refletir e reafirmar os valores da saúde para o povo brasileiro. Segundo ele, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde e mais efetivos do mundo.

— O problema do SUS no Brasil é que precisa de mais orçamento para poder levar a saúde pública para todos, principalmente para as nossas regiões mais distantes. Então, o problema do SUS não é o seu funcionamento e a sua eficiência. Para dar eficiência a ele é preciso mais orçamento — disse.

Paulo Rocha leu carta emitida pelos sete ex-ministros da Saúde que, segundo o senador, aproveitaram a conferência para o lançamento da mesma.

“Nas três últimas décadas foram desenvolvidos imensos esforços para organizar e colocar em funcionamento o Sistema Único de Saúde, a partir dos princípios constitucionais que o conformam: universalidade, equidade e integralidade. O SUS pressupõe um projeto de sociedade que se expressa em valores civilizatórios, como igualdade, justiça social e democracia, é uma política de Estado e não de Governo”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)