Senadores se solidarizam com Lula e criticam pedido de transferência para SP

Da Redação | 07/08/2019, 19h00

O senador Jaques Wagner (PT-BA) discursou no Plenário, nesta quarta-feira (7), para criticar a decisão da Justiça que determinou a transferência do ex-presidente Lula da sede da Polícia Federal em Curitiba (PR) para um presídio em São Paulo (SP).

Jaques Wagner registrou que participou de uma comitiva que foi até o Supremo Tribunal Federal (STF) pedir um posicionamento da Corte sobre a situação do ex-presidente. A defesa de Lula entrou com um pedido para que o STF conceda a liberdade ou anule a transferência.

— Muito me sensibilizou a pluralidade de lideranças de diversos partidos que foram perfilar, não necessariamente em defesa do ex-presidente, mas contra a destilaria de ódio que ninguém sabe onde vai desembocar — afirmou Wagner.

Mais cedo, os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE) também ocuparam a tribuna para discursar sobre o assunto. Rogério Carvalho classificou a transferência como um ato de arbitrariedade e de perseguição política. Para ele, trata-se de uma medida inaceitável. Humberto Costa disse que a decisão é uma retaliação do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O senador elogiou o gesto “de enorme grandeza” do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que manifestou solidariedade ao ex-presidente Lula e pediu a audiência de parlamentares com o STF.

— Apesar do clima de hostilidade no país, ainda há muitos que defendem a liberdade, a democracia e o respeito à pessoa humana — afirmou Humberto.

Crueldade

Vários senadores manifestaram solidariedade ao ex-presidente. Otto Alencar (PSD-BA) destacou a importância de Lula para o desenvolvimento da Bahia e lamentou a decisão da Justiça. Jorge Kajuru (PSB-GO) definiu a decisão como “crueldade a um ser humano”. Telmário Mota (Pros-RR) lembrou que o processo de Lula teve uma celeridade “jamais vista neste país”. Para ele, a decisão da transferência parece ser “uma tentativa de humilhar”. Telmário ainda disse temer pela integridade física de Lula e afirmou esperar que o STF faça uma revisão da medida. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse estranhar a medida e questionou a falta de caráter humanitário na decisão, que tem “requinte de crueldade”.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) também manifestou solidariedade a Lula e à comitiva de parlamentares. Ele pediu que o STF compreenda o momento do Brasil e cobrou mais respeito à condição humana. Na mesma linha, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) manifestou apoio à iniciativa da visita ao STF e definiu a demanda como “oportuna e correta”. Weverton (PDT-MA) destacou a união de vários parlamentares em torno na questão, afirmando que a atitude é um reconhecimento justo diante da situação do ex-presidente.

Em outra linha, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que Lula já deveria estar no sistema prisional há mais tempo. Ele, no entanto, considerou a medida “extemporânea” diante da proximidade de progressão de pena.

Anulação

Pouco depois das manifestações dos senadores, foi anunciada a decisão do STF, que determinou a anulação da transferência, por 10 votos a um. Assim, o ex-presidente Lula continuará preso em uma sala da sede da Polícia Federal em Curitiba.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)