Rogério Carvalho diz que inteligência americana espionou empresas brasileiras

Da Redação | 07/08/2019, 17h59

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) alertou, nesta quarta-feira (7), em Plenário, sobre a bisbilhotagem feita pela empresa de inteligência americana (NSA), que trabalha com informações. Pelo argumento de impedir ataques terroristas, essa agência entraria na vida particular e privada de milhões de usuários através das redes sociais, de tudo o que se acumula nas nuvens e até no que há dados acumulados sobre indivíduos e cidadãos do mundo inteiro.

De acordo com o senador, ao deter informações privadas, a NSA tem podido acompanhar o desempenho dos grandes conglomerados econômicos de diversas nacionalidades com o objetivo de dar aos Estados Unidos a supremacia no controle das informações dessas empresas. Entre os conglomerados de diversas nacionalidades, incluem-se as empresas brasileiras detentoras de tecnologias de ponta.

— Mas isso se faz através da guerra de comunicação. Isto se faz sabendo o que o mundo quer e para onde o mundo vai caminhar e como vão caminhar as grandes empresas. E aí, junto com a Petrobras, é arrastada a maior empresa de construção civil do Brasil, a quarta maior do mundo, a Odebrecht, e depois dela, a OAS, a Andrade Gutierrez, a Camargo Corrêa, a Engevix, a UTC...; se não estou enganado, todas as demais grandes empresas de construção civil, que, no encalço da Petrobras, faziam e fizeram parte dos investimentos na infraestrutura de geração de energia e de prospecção e exploração de petróleo no nosso país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)