Heinze defende incentivo às universidades para startups do setor agrícola

Da Redação | 06/08/2019, 18h42

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (6), maior incentivo à pesquisas e parcerias público-privadas com as universidades para desenvolvimento de startups que venham a melhorar o desempenho da atividade agrícola no país. O parlamentar defendeu que estudantes dos cursos de agronomia, veterinária, zootecnia, engenharia florestal, e engenharia agrícola, tanto na graduação como também na pós-graduação, estejam alinhados com essas novas demandas tecnológicas. Ele informou que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está elaborando um programa específico para agilizar pesquisas no meio rural.

São chamadas de startups as empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado, com ganhos rápidos e atingindo um grande número de clientes.

Defensivos agrícolas

Heinze também lamentou a veiculação, no último fim de semana, de um episódio do programa humorístico, Zorra, da TV Globo, com uma paródia sobre a desburocratização de defensivos agrícolas pelo governo federal nos últimos meses. Segundo ele, a animação que foi ao ar em horário nobre atacou de forma equivocada os produtores rurais do Brasil.

— Retratar o alimento da maneira que foi feita é atentar contra o nosso próprio país. A nossa agropecuária, além de produzir alimentos para bem alimentar os cidadãos brasileiros — até mesmo os comediantes do Projac [Estúdios Globo] — produz com qualidade para exportar, para gerar riquezas e muitos empregos — disse.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em julho um novo marco legal para a avaliação de riscos à saúde e classificação de agrotóxicos. Com a decisão, o Brasil passou a adotar o padrão usado por mais de 50 países, incluindo europeus: o Sistema Global de Classificação Harmonizado, conhecido como GHS. O registro ampliou a liberação de mais 51 agrotóxicos, totalizando 262 neste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)