Kajuru faz balanço do primeiro semestre e destaca corte de gastos

Da Rádio Senado | 17/07/2019, 15h15

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez, em Plenário, nesta quarta-feira (17), a prestação de contas de suas atividades no primeiro semestre, ao informar que abriu mão de todas as vantagens do cargo, como auxílio-moradia, carro oficial, aposentadoria especial, plano de saúde vitalício e imóvel funcional.

Ele lembrou que, da verba indenizatória, usou parte para aluguel de imóvel em Goiânia, por dois meses. No entanto, após esse prazo, ele passou a compartilhar outro imóvel com parlamentares, sem qualquer despesa para o Senado.

Kajuru informou ainda que doa metade de seu salário líquido, cerca de R$ 12,4 mil, para entidades da sociedade civil que prestam serviços para pessoas que necessitam de ajuda financeira. Em relação à atividade legislativa, o senador destacou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2019, de sua autoria, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja vigência se encerra em dezembro de 2020.

— Caso aprovada a PEC, a continuidade do Fundeb, que transfere recursos da União para os estados e municípios investirem na educação básica, significará benefício para 63,3 milhões de alunos da pré-escola, do ensino fundamental e do ensino médio em todo o Brasil — disse.

Kajuru destacou ainda o projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda (IR) (PL) 2.988/2019 além da proposição (PL) 2.696/2019 que obriga a realização do Teste do Pezinho ampliado, que pode facilitar a identificação de mais de 50 doenças congênitas raras em bebês recém-nascidos. O senador também voltou a defender a criação e instalação da CPI dos Tribunais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)