Zequinha celebra os 77 anos do Banco da Amazônia

Da Redação | 10/07/2019, 19h51

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (10), requerimento solicitando voto de aplauso em comemoração aos 77 anos do Banco da Amazônia, comemorados na terça-feira (9). Como servidor de carreira da instituição, o parlamentar lembrou do compromisso do banco com o projeto de desenvolvimento regional, que surgiu com a missão de financiar seringais na região para abastecer os países aliados ao Brasil durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Com operações nos nove estados da Amazônia Legal e com um total de participação de crédito de fomento na Região Norte de 63%, o Banco da Amazônia, como informou Zequinha Marinho, também está comemorando neste ano, 30 anos de existência do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Para ele, o FNO tem mostrado a sua importância como instrumento estratégico para a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia.

— Nessas três décadas, o fundo aportou R$45,7 bilhões na economia regional em 702.821 operações de crédito, recursos que contribuíram para a realização de sonhos, o aumento da produtividade de empreendimentos, a geração de novos postos de trabalho, a elevação da arrecadação tributária e a melhoria da distribuição do emprego e renda na Região Norte. Mais da metade dos valores do FNO foram destinados a segmentos de menor porte como mini, micro e pequenos negócios, além de produtor rural e agricultura familiar — citou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)