Bittar parabeniza governo por exigir transparência sobre o Fundo Amazônia

Da Rádio Senado | 10/07/2019, 17h25

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Marcio Bittar (MDB-AC) parabenizou o governo por exigir prestação de contas dos projetos financiados com dinheiro do Fundo Amazônia, composto, principalmente, por doações da Alemanha e Noruega. Segundo ele, o dinheiro até ajudou a preservar 45 milhões de hectares da floresta, mas deixou de lado o fator humano, beneficiando apenas 162 mil pessoas, num universo de 20 milhões de amazônidas.

Bittar lembrou que a Região Norte, apesar do Fundo, é a que apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com gravidez precoce, violência, desemprego e apenas 8% da população beneficiada com saneamento básico.

Aqueles que estão nos assistindo no Sudeste, no Sul, parem de ficar imaginando que nós vamos viver de ecoturismo. Perguntem para suas próprias famílias quais os filhos e netos estão programando férias no seio da Floresta Amazônica. Nenhum, porque aquilo é inóspito. Nós não temos estradas, porque quando se fala em fazer uma estrada na Amazônia, o mundo quase cai, porque vai acabar com a Amazônia, vai destruir tudo. Se você não tem estrada, não tem ramal, como é que se produz, como escoa a produção? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
17h24 Acordo com o Paraguai: O Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 127/2019, que ratifica acordo sobre serviços aéreos entre Brasil e Paraguai. A matéria vai a promulgação.
17h22 Negociação de dívidas tributárias: Transferida para esta quarta-feira (19) a votação do relatório do deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) sobre a MP 899/2019, na comissão mista que analisa a medida. O voto do relator é favorável e acolheu emendas ao texto.
17h20 Acordo com o Kwait: O Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 290/2011, que ratifica acordo de cooperação técnica entre Brasil e Kwait. A matéria vai a promulgação.
Ver todas ›