Cúpula do Senado é iluminada de verde para alertar sobre câncer de cabeça e pescoço

Da Redação | 09/07/2019, 18h50

A cúpula do Senado está iluminada com a cor verde, desde o dia 1º, para lembrar a Campanha Julho Verde, de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Segundo a presidente e fundadora da Associação de Câncer de Boca e Garganta, Melissa do Amaral Ribeiro, em 60% dos casos a doença já está em estado avançado quando é descoberta.

— Por essa razão, nosso objetivo é alertar sobre os fatores de risco, muito presentes entre a população brasileira, e falar da importância do diagnóstico precoce — disse.

Os tumores de cabeça e pescoço, de acordo com a Associação, atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amídalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. O tema da Campanha este ano é “O câncer tá na cara, mas as vezes você não vê”.

O Brasil registra a cada ano cerca de 41 mil novos casos desses tumores malignos, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Os fatores de risco estão no dia a dia da população, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e infecções por HPV por meio das relações sexuais sem preservativos, mesmo no sexo oral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câncer Iluminação Tabagismo