Rodrigo Cunha cobra ações para redução do analfabetismo no Norte e no Nordeste

Da Rádio Senado | 08/07/2019, 18h25

O cumprimento da meta de erradicação do analfabetismo até 2024, prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE), só será possível se houver investimento financeiro e engajamento entre governo, sociedade e empresas, analisou o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) nesta segunda-feira (8), em Plenário.

O parlamentar ressaltou que o percentual de pessoas analfabetas até os 15 anos é muito maior no Norte e no Nordeste, se comparado ao das outras regiões do país. Essa situação compromete o desenvolvimento econômico desses locais e, por isso, é preciso maior atenção e ações diferenciadas das praticadas em locais de menor concentração dessa taxa.

Nós estamos no ano de 2019. Falar isso no Senado como sendo um objetivo a ser alcançado e dizer que um em cada seis alagoanos não sabe ler ou escrever é algo inaceitável, muito diferente do que acontece em outras regiões do país. E isso, com certeza, restringe o desenvolvimento socioeconômico, tolhe o exercício da cidadania e compromete a inclusão social — analisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)