Rádio Senado passa a ser transmitida em mais quatro capitais

Da Redação | 04/07/2019, 18h22

A Rádio Senado começou a ser transmitida, a partir desta quinta-feira (4), em Aracaju, Belém, Boa Vista e Maceió. A inauguração das quatro novas emissoras foi marcada pela transmissão ao vivo do programa Conexão Senado, diretamente da Presidência da Casa, com a presença de senadores. Até então, a emissora era transmitida em caráter experimental nessas localidades.

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, as novas emissoras representam mais uma oportunidade de o Parlamento brasileiro garantir ao cidadão brasileiro condições de acompanhar as principais votações e obter informação precisa, imparcial e abrangente sobre a atividade política.

— Quando levamos isso à sociedade, ela ganha mais instrumentos para o fortalecimento da democracia — afirmou.

Ao lado do âncora Adriano Faria, o senador Carlos Viana (PSD-MG) participou da mediação com os convidados do Conexão Senado. Para ele, a expansão do alcance da Rádio está em consonância com o propósito do Parlamento de recuperar a confiança da população na política.

— Os índices de confiança no trabalho dos políticos brasileiros estão muito baixos. É preciso um exercício de humildade para reconhecer os erros que a política cometeu nos últimos anos. Precisamos propor ao povo brasileiro uma nova trajetória. Esse é o esforço que temos, como uma emissora pública, de levar às pessoas o que está acontecendo no Parlamento, propor mudanças e fazer críticas importantes — disse Carlos Viana.

Fake news

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que a chegada da emissora às novas cidades contribui para o combate das fake news e, por isso, está alinhada à campanha “Notícia falsa se combate com boa informação”, promovida pelo Senado.

— É importante que o cidadão brasileiro tenha cada vez mais acesso à informação segura e limpa. A única forma de combater isso [as notícias falsas], além de produzir uma legislação mais moderna, é garantir canais seguros. E a Rádio e a TV Senado são produtos de alta segurança e qualidade. O Senado está no caminho certo, liderando essa jornada de restauração do respeito na política — afirmou.

A chegada da emissora a Maceió foi comemorada pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) durante a cerimônia.

— Como é bom falar isto: bom dia maceioense, bom dia alagoano. Isso tem um valor simbólico enorme. Este momento que estamos vivendo é o que eu busco desde que entrei na política, que é aproximar as pessoas do dia a dia político.

A senadora Renilde Bulhões (Pros-AL) falou sobre a importância de os ouvintes acompanharem de perto a atividade legislativa da Casa. De acordo com a parlamentar, a emissora oferece aos cidadãos notícias verdadeiras e isentas.

— Nós queremos também abraçar o nosso povo de Maceió e todos os alagoanos que moram em Maceió, e dizer que não deixem de estar ligados na nossa rádio 105,5 MHz [frequência em Maceió] e, assim, beber da fonte da transparência, da verdade, da imparcialidade. Queremos também transmitir a notícia como ela é a todos aqueles que não têm a oportunidade de assistir [pessoalmente às reuniões e sessões].

Segundo o senador Zequinha Marinho (PSC-PA), a sociedade deve buscar a fonte primária da notícia e acompanhar a informação como ela realmente é.

— Além disso, é uma forma de o eleitor observar de perto a atuação de seus representantes. Minha expectativa é que a comunicação possa facilitar cada vez mais o acesso da população às informações.

A democratização do acesso à informação foi destacada pela diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Angela Brandão.

— É gratificante ver o trabalho e o entusiasmo de todos em favor de uma comunicação ainda mais ampla e transparente para a população brasileira e, em especial, dessas capitais — disse.

O diretor da Rádio, Celso Cavalcanti, comentou que a função institucional da emissora é informar o maior número de pessoas possível sobre tudo o que acontece na Casa.

— Sejam os debates ou as votações que mexem com a vida das pessoas, [nosso papel é] levar essa informação de forma precisa e objetiva a cada vez mais cidadãos. Isso significa cumprir de forma ainda mais efetiva a missão da rádio — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)