Nova ponte sobre o Guaíba pode homenagear folclorista gaúcho

Da Redação | 03/07/2019, 16h11

Fundador do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o folclorista Paixão Côrtes poderá dar nome à nova ponte sobre o Rio Guaíba, que está sendo construída em Porto Alegre (RS). A homenagem foi aprovada nesta terça-feira (2) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com parecer favorável do senador Lasier Martins (Podemos-RS). O gaúcho João Carlos Paixão Côrtes morreu no ano passado, aos 91 anos.

Apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), o PL 1.279/2019 foi aprovado em caráter terminativo e seguirá para a Câmara dos Deputados, desde que não haja recurso para votação no Plenário do Senado. A nova ponte liga a BR-116 à BR-290, cruzando o rio (ou lago, como defendido por muitos).

Em sua justificação, o autor do projeto afirma que a iniciativa constitui uma homenagem a um dos maiores nomes do tradicionalismo gaúcho.

Além de folclorista, Paixão Côrtes era compositor, radialista e pesquisador da cultura gaúcha. Ao lado de Luiz Carlos Barbosa Lessa, seu grande parceiro, e de outros estudantes do Colégio Júlio Castilhos (o chamado Grupo dos Oito), foi mentor de uma série de solenidades que visavam chamar a atenção para os símbolos socioculturais do gauchismo: a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula (que deu origem à Semana Farroupilha) e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), criado em 1948 com o nome de 35.

Côrtes também pesquisou e catalogou inúmeras danças características da cultura gaúcha. Desse trabalho, originaram-se o grupo de dança Os Tropeiros da Tradição e o disco Danças Gaúchas, gravado pela cantora Inezita Barroso.

“Com seu trabalho, Paixão Côrtes criou um tradicionalismo menos conservador. O fundador do movimento tradicionalista gaúcho transitou entre o local e o universal, entre a alta cultura e as manifestações populares”, destaca Lasier Martins em seu relatório.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)