CAE vai debater acordo entre Cade e Petrobras sobre venda de refinarias

Da Redação | 02/07/2019, 11h09

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai realizar, na próxima quarta-feira (3), audiência pública para debater o Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC), firmado entre Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras, envolvendo a venda de oito refinarias.

A reunião, solicitada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), tem como objetivo descobrir se o Cade extrapolou suas competências legais, homologando a venda das refinarias sem conclusão da investigação que havia solicitado para apurar condutas da Petrobras relacionadas ao mercado de refino.

“Além da questão jurídica, é necessário debater o mérito da decisão da Petrobras, homologado pelo Cade. Vale lembrar que, desde a adoção da nova política de preços, a Petrobras vem sistematicamente praticando preços acima da paridade internacional, especialmente para o diesel”, argumenta Jean Paul.

Para o senador, os importadores desejam que, com a privatização das refinarias, os combustíveis tenham preços ainda mais elevados. Com isso, a retirada da Petrobras viabilizaria a presença crescente dos importadores no mercado brasileiro.

“É preciso apurar eventual prejuízo à população na venda das refinarias, tendo em vista a tendência de majoração dos preços dos combustíveis. Vale lembrar que, desde a década de 1990, já não há monopólio no refino, que está aberto a capitais privados”, ressalta o parlamentar.

A audiência será realizada às 10h na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)