Izalci comemora o aniversário de 25 anos do Plano Real

Da Rádio Senado | 01/07/2019, 16h14

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) anunciou nesta segunda-feira (1º), em Plenário, a campanha para celebrar os 25 anos do Plano Real. O parlamentar defendeu o programa econômico, que, para ele, tem uma importância histórica por ter conseguido estabilizar a economia brasileira, que estava sofrendo com as consequências de uma hiperinflação.

O parlamentar enumerou as três etapas de implantação do programa: a primeira, com um ajuste fiscal nas contas públicas; a segunda, com a criação da Unidade Real de Valor (URV), que era uma moeda atrelada à cotação do dólar comercial; e a terceira fase, que foi o lançamento oficial de uma nova moeda, o Real, no dia 1º de julho de 1994.

— A inflação era de 3.000%, 4.000%. As pessoas não têm noção do que isso representava na vida, principalmente, do assalariado — relembrou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h00 Votação de vetos: Foi encerrada a sessão do Congresso para análise de vetos pelos deputados. Colégio de líderes se reúne em seguida para fazer acordo de procedimentos para votação. Nova sessão, com a mesma pauta, foi convocada para as 14h.
10h54 Sessão do Congresso: Começou a sessão remota do Congresso Nacional em que deputados analisam vetos presidenciais e dois projetos de lei. À tarde, será a vez de os senadores votarem a mesma pauta.
Ver todas ›