Senado homenageia empresários de destaque no país

Da Redação | 28/06/2019, 14h08

Empresários de destaque no Brasil receberão na terça-feira (2) o Diploma José Ermírio de Moraes. A premiação, concedida pelo Senado, será entregue em sessão especial marcada para as 10h.

Neste ano serão sete homenageados: Carlos Fernando de Carvalho, fundador da construtora Carvalho Hosken S.A; Benjamin Steinbruch, fundador do Banco Fibra, da Equity Brasil e do Grupo Vicunha; Genésio Moisés Spillere, empresário do setor metal-mecânico; João Gonçalves Filho, empresário  do ramo de supermercados e frigoríficos; Jocélio Costa, proprietário do Bar do Cuscuz; Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas); e Sae-Joo Chang, diretor-executivo do Dongkuk Steel Group, com participação na Companhia Siderúrgica do Pecém.

As indicações são feitas pelos senadores ao conselho responsável pelo prêmio. Composto por sete senadores, o conselho é presidido pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO).

José Ermírio

Nascido no interior de Pernambuco em 1900, o engenheiro José Ermírio de Moraes foi eleito senador em 1962. No ano seguinte, foi nomeado ministro da Agricultura do presidente João Goulart, cargo que ocupou durante apenas cinco meses. Com o golpe militar, foi atacado por suas posições e retornou ao Senado, onde ficou até o fim do mandato, em 1971. Morreu em 1973, deixando como legado um dos maiores grupos empresariais do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)