Senado comemora os 50 anos da Universidade Feevale

Da Redação | 28/06/2019, 09h40

O Senado fará uma sessão especial nesta segunda-feira (1º), às 10h, em homenagem ao aniversário de 50 anos da Universidade Feevale, localizada no Vale dos Sinos, em Novo Hamburgo (RS). O requerimento para a homenagem foi feito pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS).

A Universidade Feevale foi criada em 28 de junho de 1969, com o intuito de ser comunitária, sem fins lucrativos, e promover a autonomia científica, disciplinar, administrativa e didática. Ela oferece cursos de educação básica, graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.

Segundo Lasier, é importante que o Senado reconheça os trabalhos da instituição e sua contribuição para a comunidade.

“A Universidade Feevale é um exemplo de parceria bem-sucedida entre iniciativa privada e comunidade regional. No maior polo calçadista do país, região metropolitana de Porto Alegre, a instituição completa meio século de grande contribuição para o progresso econômico e social”, ressaltou o senador, na justificativa do requerimento.

Em 1999, a Feevale foi credenciada pelo Ministério da Educação como centro universitário, e em 2010 tornou-se universidade. Hoje está conectada também ao Parque Tecnológico do Vale do Sinos, chamado de Feevale Techpark. Em toda a sua história, percebe-se o envolvimento com a comunidade e o comprometimento com auxiliar no desenvolvimento regional, argumenta Lasier.

Na sessão, estarão presentes o reitor da Feevale, Cleber Prodanov; o presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso; e o presidente do Conselho Consultivo da mesma associação, Agostinho França da Silva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)