Congresso homenageia cooperativismo em sessão solene

Da Redação | 28/06/2019, 12h17

O Congresso Nacional promove sessão solene na quinta-feira (4), às 9h, para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e os 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A sessão, realizada a requerimento do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e do deputado Evair de Melo (PP-ES), será realizada no Plenário do Senado.

Criada em 1969, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do cooperativismo no país. Essas cooperativas atuam na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. A criação da OCB ocorreu durante o 4º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado em 1969.

Já o Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, durante o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e é comemorado no primeiro sábado de julho.

História

Em 1847 surgiu no país o movimento cooperativista que seguia os modelos europeus, baseados no trabalho associativo e na experiência de atividades familiares comunitárias. Esse movimento começou no interior do Paraná. O Rio Grande do Sul também implantou um modelo de cooperativismo em 1902, fundamentado nos trabalhos desenvolvidos junto a pequenas comunidades rurais e vilas na Alemanha.

Na década de 1950, se disseminou no país o modelo de cooperativa de crédito mútuo, criado pelo canadense Alphonse Desjardins (1854-1920) e, por isso, chamado de Desjardiano. Sua principal característica é a existência de vínculos entre os sócios, reunindo grupos homogêneos como os de clubes, trabalhadores de uma mesma fábrica ou funcionários públicos, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)