Comissão debate MP que reformula Programa de Parcerias de Investimentos

Da Redação | 28/06/2019, 15h49

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 882/2019 promove na quinta-feira (4) audiência pública interativa para debater o texto, que altera o funcionamento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a estrutura de órgãos do governo federal. A reunião tem início às 9h na sala 6 da ala Nilo Coelho.

Para o debate foram convidados representantes do Ministério da Infraestrutura, da Secretaria Especial do PPI (SPPI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Medida Provisória 882/2019 altera o funcionamento do PPI e expande o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no PPI e em desestatizações. Também amplia a esfera de responsabilidades do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e reformula o funcionamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a proposta, a SPPI, vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República, ganha atribuições mais detalhadas na sua legislação específica (Lei 13.334, de 2016). Entre as responsabilidades, estão fomentar a integração no setor de infraestrutura, apoiar projetos do PPI junto a instituições financeiras, propor melhorias regulatórias e promover o diálogo entre os setores público e privado.

O BNDES passará a assumir atribuições que cabiam ao Fundo de Apoio à Estruturação de Parcerias (Faep). De acordo com a MP, o banco deverá ser contratado por órgãos e entidades da administração pública para prestar serviços técnicos na estruturação de contratos de parceria e de medidas de desestatização.

Além disso, de acordo com a MP, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) passará a ter ingerência, também, sobre os portos, as vias de transbordo e as vias de interface intermodal, e a presidência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será transferida para o Ministério da Infraestrutura. O conselho, antes ocupado por representantes de vários ministérios, passa a ter como membros efetivos apenas chefes de pastas.

O presidente da comissão mista é o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) e o relator é o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
13h46 Salário Educação : Senadores da Comissão de Educação aprovaram o Projeto de Lei 5.695/2019, que propõe a transferência de cota da União do salário educação para estados e municípios. A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos.
13h21 Bebidas proibidas em estádios: Senadores da Comissão de Educação aprovaram Projeto 3.788/2019 que proíbe uso e torna crime a venda de bebidas alcoólicas em estádios. A matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça.
13h02 Aviação entre Brasil e Suíça: A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 634/2019 que aprova o acordo sobre a operação de serviços aéreos entre Brasil e Suíça. Matéria vai a Plenário.
Ver todas ›