Especialistas mostram a importância de se criar ouvidoria nos municípios

Da Redação | 27/06/2019, 16h26

O Senado realizou nessa quarta-feira (26) a primeira edição do Webinar Ouvidoria Inova 2019. Iniciativa das Ouvidorias do Senado, da União e da Câmara dos Deputados, o encontro teve o objetivo de explicar os sete passos para a criação de ouvidoria nos municípios, uma determinação da Lei 13.460, de 2017. O webinar é uma plataforma de transmissão ao vivo pela internet.

O ouvidor da Casa, senador Márcio Bittar (MDB-AC), falou sobre a importância da democracia. Trata-se, disse, de um sistema ainda imperfeito, mas cabe às ouvidorias aperfeiçoá-lo.

— Muitas vezes, para ficar bem na fita, alguns políticos se guiam apenas pela opinião pública, e ela pode estar errada. No século passado, todas as grandes ditaduras tiveram a maioria da população a seu lado. As ouvidorias vêm para ajudar a melhorar esse sistema [democracia], que é o melhor já inventado até o momento — ressaltou.

Segundo o parlamentar, ainda há muito a ser melhorado, mas o que foi construído até o momento é motivo de orgulho. Ele ressalta que, no ano passado, das 100 mil pessoas atendidas pela Ouvidoria do Senado, pelo menos 73 mil tiveram suas solicitações atendidas em tempo real. As demais apresentaram demandas que exigiram tempo maior de pesquisa.

— Entre os que usaram os serviços da Ouvidoria, pelo menos 98% aprovaram o atendimento — disse.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou que a Ouvidoria do Senado é proveniente de um serviço chamado a Voz do Cidadão, que pode ser acessado pelo telefone 0800-612211.

— Tivemos todo um amadurecimento e reestruturação desse serviço para chegarmos à estrutura que o Senado e a Câmara têm. E, nesse processo, passamos pela criação de cartas de serviço, modernização tecnológica e evolução de linguagem, e hoje temos essa experiência para compartilhar. Temos ainda a felicidade de ter vontade política, os instrumentos de educação e os de difusão — afirmou a Ilana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)