STF precisa analisar suspeição de Sergio Moro no caso Lula, diz Humberto

Da Rádio Senado | 26/06/2019, 17h10

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse em Plenário, nesta quarta-feira (26), que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa analisar o quanto antes o mérito do pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. Na sua avaliação, a Corte precisa mostrar que a Operação Lava Jato pode continuar existindo, mas sem contar com o que chamou de “frutos podres” que, segundo ele, podem ameaçá-la futuramente.

Apesar do ex-presidente Lula não ter sido libertado na véspera, em sessão da Segunda Turma do STF, ele considera que há sinais importantes de uma mudança no posicionamento dos ministros da corte. Ele lembrou que Moro foi citado por várias vezes como alguém sobre o qual pairam suspeitas de não ter sido imparcial no julgamento do ex-presidente. Ele acrescentou que o assunto será levado às Organizações das Nações Unidas (ONU), para que o mundo conheça, segundo ele, as minúcias da escandalosa articulação institucional montada para condenar o ex-presidente.

A ONU terá em mãos todos os elementos necessários a comprovar que a democracia brasileira foi capturada em uma trama envolvendo setores da Polícia Federal, setores do Poder Judiciário, setores do Ministério Público, da grande mídia e da elite nacionaldisse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)