Para jovens, desenvolvimento não deve considerar apenas aspectos econômicos

Da Redação | 25/06/2019, 20h13

O desenvolvimento do Brasil não deve levar em conta apenas os aspectos econômicos. Foi o que afirmaram os jovens que participaram no Senado do debate "Semear o futuro para o Brasil florescer: visão das novas gerações sobre desenvolvimento e meio ambiente", promovido pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) nesta terça-feira (25).

Para os presentes, é preciso levar em conta a preservação do meio ambiente e a evolução da sociedade como um todo, especialmente em áreas como educação, cultura, ciência e tecnologia. Foi o que declarou, por exemplo, Charly Sanches, da Rede Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

— Na verdade, remam para o contrário disso. Remam para beneficiar alguns. Remam para massacrar outros. Remam por um crescimento que de fato não desenvolve a não ser economicamente, isso quando desenvolve economicamente. No atual cenário nem isso.

Pedro Henrique Medeiros, que foi no ano passado delegado da 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, lembrou que esse desenvolvimento depende de uma ação conjunta.

— Ninguém faz nada sozinho, depende de nós, jovens. Porque se nós formos falar, nós não vamos ser o futuro, nós não vamos ter um futuro se nós deixarmos as pessoas que estão à frente hoje destruírem o que é nosso.

Já Marcela Miranda, do movimento Jovens Pelo Clima, disse que a atuação da juventude em defesa do meio ambiente preenche uma lacuna deixada pela sociedade.

— Essa era uma necessidade que a população brasileira tinha de pessoas, no caso, jovens, que assumissem e liderassem uma organização da sociedade civil que se manifeste, que pressione e que cobre medidas efetivas do governo contra as crises climática e ambiental na qual estamos vivendo.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato (Rede–ES) elogiou a postura dos jovens.

— É muito bom enquanto senador sentir a preocupação do jovem nesse tema de tamanha importância, que infelizmente está sendo violado pelo próprio poder público.

A audiência pública faz parte da campanha Junho Verde, aprovada pelo Senado, que dedica todo o mês de junho ao debate de questões relacionadas ao meio ambiente.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)