Chico Rodrigues defende operação para levar imigrantes venezuelanos a estados

Da Rádio Senado | 25/06/2019, 17h22

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) defendeu nesta terça-feira (25), em Plenário, a implantação de uma operação para encaminhar os imigrantes venezuelanos que estão em Roraima para outros estados. Ele considera que muitos desses estados estão mais bem preparados para recepcionar esse contingente. O colapso político e econômico da Venezuela levou à maior crise migratória da história recente da América do Sul, disse o parlamentar.

Segundo Rodrigues, a Operação Acolhida, de recepção inicial dos venezuelanos, foi um sucesso, mas já se mostra saturada, pelo menos em Roraima. Ele lembrou que apenas 15% dos migrantes vivem em segurança, com acesso a serviços como saúde e educação.

O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] anuncia que, até 2050, o estado duplicará sua população de 500 mil para 1 milhão de habitantes. E o pior, esse levantamento já mostra que, ao não ser contida a entrada de venezuelanos, sem a devida interiorização, eles deverão, até 2022, ser 79 mil venezuelanos em nossa capital. Ora, numa população de 500 mil habitantes? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)