Endividamento do Estado é fruto da má gestão e da corrupção, diz Alvaro

Da Rádio Senado | 24/06/2019, 16h43

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) citou nesta segunda-feira (24), em Plenário, dados fornecidos pelo Ministério da Economia que mostram que o aumento da carga tributária e do endividamento do governo nos últimos anos são consequência da incompetência administrativa e da corrupção.

Ele informou que de 1998 a 2006, a carga tributária passou de 26% para 33,6% do PIB (Produto Interno Bruto). Esse aumento, como avaliou, foi gerado para cobrir excesso de gastos. Diante do cenário, ficou impossível aumentar ainda mais a carga tributária e, a partir de 2007, o governo optou pelo endividamento público para cobrir as despesas, disse o senador.

Daquele ano até 2019, a dívida pública bruta — que era de R$ 1,6 trilhão — passou para R$ 5,4 trilhões. Mesmo reconhecendo que muitos países também se endividaram nos últimos anos, Alvaro lembrou que, diferentemente do Brasil, os governos daqueles países usaram o dinheiro em investimentos produtivos.

— A pauta que interessa ao Brasil é a construção de um ambiente econômico que prestigie o setor produtivo, a adoção de uma política criminal que desorganize o crime organizado e a realização de uma gestão pública que aproveite bem e adequadamente cada centavo que os brasileiros direcionam ao governo, por meio dos impostos pagos, muitas vezes, sem poder pagar — analisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)