CRE sabatina delegado indicado para o cargo de diretor geral da Abin

Da Redação | 24/06/2019, 17h08

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina, na quarta-feira (26), o delegado Alexandre Ramagem Rodrigues, indicado para o cargo de diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A reunião tem início às 10h, na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Delegado da Polícia Federal desde 2005, Alexandre Ramagem Rodrigues foi responsável pelas Divisões de Administração de Recursos Humanos (2013/14) e de Estudos, Legislações e Pareceres da Polícia Federal (2016/17).

Em 2017, tendo em conta a evolução dos trabalhos da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, foi convidado a integrar a equipe de policiais responsáveis pela investigação e inteligência de polícia judiciária no âmbito da operação. Ele respondeu ainda pela coordenação do trabalho da Polícia Federal junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro.

Em 2018, assumiu a Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, na condição de substituto. Ainda no ano passado, foi incumbido da Coordenação de Segurança do então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

No início de 2019, foi requisitado para atuar como assessor especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, na qual se encontra até o momento presente.

Alexandre Ramagem Rodrigues atua, desde 2012, como professor da Academia Nacional de Polícia, onde ministra as disciplinas Repressão a Homicídios e Grupos de Extermínio; Gestão de Pessoas; e Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão de Operações Policiais.

Ele também participou na coordenação de grandes eventos, como a Conferência das Nações Unidas Rio+20 (2012), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas do Rio (2016).

A indicação de Alexandre Ramagem Rodrigues é relatada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Em sua avaliação, “é fundamental que à frente da Agência Brasileira de Inteligência esteja um profissional qualificado, com experiência e que tenha condições de dialogar com os diferentes parceiros do Sistema Brasileiro de Inteligência, bem como de contribuir para que os resultados dessa atividade tão relevante sejam utilizados em prol da sociedade e do Estado brasileiro”.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)