Sou favorável à posse, mas tenho restrições ao porte de armas, afirma Plínio

Da Redação | 18/06/2019, 17h50

Em pronunciamento nesta terça-feira (18) o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse ser favorável à parte do decreto presidencial (Decreto 9.785, de 2019) que flexibiliza as regras para posse de armas, mas mantém restrições ao dispositivo que permite o porte para mais de 20 categorias profissionais do país. Ele defende que a votação do projeto de decreto legislativo (PDL 233/2019), que susta o decreto, seja feita por meio de destaques. A análise está prevista para esta tarde, no Plenário.

— Eu espero que, hoje, aqui, alguém, algum partido, algum líder apresente destaques, para que nós possamos separar as coisas. É unanimidade nacional, é unanimidade neste Senado que posse, sim. É unanimidade. Porte, não. Então, que nós possamos discutir a partir de posições opostas através dos destaques — disse.

Ao citar as inúmeras mensagens de eleitores cobrando posicionamento sobre o tema, Plínio disse respeitar e sempre responder aos questionamentos, mas lembrou que nem sempre irá concordar plenamente com o que chamou de imposições.

— Por isso, eu não queria nem 8 nem 80, mas vou decidir meu voto, sim, e vou dizer qual o meu voto, sim. Eu acho que o cidadão tem o direito, sim, de optar e de dizer o que quer e o que não quer. Agora, flexibilizar em demasia, facilitar em demasia é um problema em que compete a nós senadores buscar o meio-termo, dar um freio ou não — acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)