Investigados na operação Lava Jato não são vítimas, diz Kajuru

Da Rádio Senado | 18/06/2019, 17h46

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) censurou nesta terça-feira (18), em Plenário, a autorização do pedido de recuperação judicial da Odebrecht, concedida pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Para o parlamentar, não há dúvidas de que a Operação Lava Jato — que  investiga crimes de corrupção, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa e recebimento de lavagem de vantagem indevida — tenha influenciado na demissão de quase 350 mil pessoas, uma vez que interrompeu a atividade de muitas empresas. No entanto, para Kajuru, também não dá "para fingir" que os donos dessas empresas foram vítimas da corrupção.

— Lembro do senador Pedro Simon, bradando aqui desta tribuna, querendo criar a CPI dos empreiteiros. Se essa CPI tivesse sido criada, lá atrás, talvez tivesse impedido o que aconteceu na Lava Jato. Os empresários estavam de tocaia à espera de qualquer governante. Investiram muito na campanha da Dilma, investiram muito na campanha de Aécio Neves. Qualquer um que chegasse ao poder para estas empreiteiras estariam bem — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)