Paim avalia positivamente relatório da reforma da Previdência

Da Rádio Senado | 14/06/2019, 11h27

O senador Paulo Paim (PT-RS) avaliou positivamente nesta sexta-feira (14), em Plenário, o relatório da reforma da Previdência (PEC 6/2019) apresentado na última quinta-feira (13) na comissão especial da Câmara dos Deputados.

O documento foi elaborado pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) e não prevê, como queria o governo, o sistema de capitalização, em que o trabalhador faz uma poupança por conta própria para garantir seus benefícios previdenciários futuros.

A proposta original do governo sofreu outras alterações, segundo o senador. Uma delas aumenta de 15% para 20% a contribuição social sobre o lucro líquido de bancos e instituições financeiras. A outra mantém as regras atuais para o pagamento do benefício de prestação continuada.

— Claro que gostaria que tivéssemos avançado mais em uma série de outros artigos, mas não tem como eu não vir aqui e não dizer que, até o momento, avançou. Vai ainda haver debate na comissão, vai para o Plenário da Câmara. Acho que dá para melhorar muito a proposta, ainda. E depois vem para o Senado. E como eu digo sempre, o Senado não é uma Casa carimbadora — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)