Izalci apoia campanhas para doação de sangue

Da Rádio Senado | 14/06/2019, 11h48

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. E o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lembrou em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (14), que os hemocentros de todo o país promovem, neste mês de junho, campanhas para reforçar a importância desse ato.

Izalci informou que o governo federal mudou alguns requisitos para aumentar a oferta de sangue doado, como a redução da idade mínima de 18 para 16 anos, desde que com o consentimento dos pais. Já a idade máxima passou de 67 para 69 anos. Izalci citou iniciativas de alguns estados para estimular a doação. No Distrito Federal, por exemplo, os doadores regulares são isentos de cobrança de taxas em concursos públicos organizados em Brasília.

Para fazer a doação, é necessário, primeiro, levar documento oficial de identidade com foto. Tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Recomendações para o dia da doação: nunca faça a doação em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores; evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação — acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)