Presidente do Senado recebe ministro dos Negócios Estrangeiros do Marrocos

Da Redação | 13/06/2019, 18h44

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Marrocos, Nasser Bourita, se encontrou, nesta quinta-feira (13), com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A visita oficial do chanceler marroquino ao país tem como objetivo o estreitamento dos laços bilaterais e acontece meses após a vinda do primeiro-ministro do Marrocos, Saadedini El-Othmani, ao Brasil, para a posse do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro passado.

O ministro também participou, no Salão Negro do Congresso Nacional, da abertura da exposição “Brasil – Marrocos: uma amizade mais do que centenária”, de iniciativa da Presidência do Senado Federal. A mostra reúne o que há de comum na história entre os dois países e é dividida em cinco temas: as relações diplomáticas no século 19; a migração dos judeus marroquinos para o Brasil; as relações diplomáticas, culturais e econômicas desde os anos de 1960; as visitas do Rei Mohammed VI para o Brasil em 1992 e em 2004; e a criação artística como vetor das relações entre o Marrocos e o Brasil.

O presidente do Senado recepcionou o ministro destacando a afinidade com o país africano ao contar que os bisavós maternos vieram da cidade de Tânger, no Marrocos, para o Brasil há 110 anos. Nasser Bourita, por sua vez, lembrou que o judaísmo está enraizado na história do Marrocos e que, mesmo sendo o Islã a religião oficial, o rei Mohamed VI defende o livre exercício de todos os cultos religiosos no país.

Acordos no Itamaraty

O chanceler relatou que, em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, encaminhou acordos bilaterais nas áreas de investimentos, cooperação jurídica e defesa, bem como um memorando de entendimento sobre cooperação entre academias diplomáticas. Agradecendo a visita de cortesia, Davi disse esperar que a parceria entre os dois países renda mais desenvolvimento e aprofunde a relação de amizade.

— O nosso país vive um momento de muita dificuldade e desigualdade social e nós, no Congresso Nacional, estamos engajados em ajudar o governo brasileiro a promover o crescimento econômico e a igualdade para todos os cidadãos. Esperamos que Brasil e Marrocos, irmanados, avançando nesta agenda bilateral, possamos contribuir para o desenvolvimento dos dois países — declarou o presidente do Senado.

Participaram da reunião o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, e os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Rocha (PT-PA) e Carlos Viana (PSD-MG).

Da Assessoria da Presidência do Senado Federal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)