Luis Carlos Heinze celebra linha de crédito do BNDES para santas casas

Da Rádio Senado | 13/06/2019, 15h02

O senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) celebrou em Plenário, nesta quinta-feira (13), o lançamento de uma linha de crédito a juros reduzidos, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para as santas casas e hospitais filantrópicos. O evento aconteceu nesta manhã, no Palácio do Planalto.

O parlamentar informou que nesse primeiro momento, o BNDES irá disponibilizar R$ 1 bilhão para esse tipo de financiamento. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil poderão, no futuro, também abrir linhas de crédito facilitadas para as entidades do setor.

Luís Carlos Heinze disse que os juros serão de 9,5 % ao ano. Ele considera um grande avanço já que, normalmente, os hospitais conseguem dinheiro no mercado pagando juros de 15% a 20%.

São 2,1 mil santas casas no Brasil, que atendem 54 % do SUS (Sistema Único de Saúde). Nós temos 13 milhões de internações, 7 milhões só nas santas casas. No Rio Grande do Sul, são 600 mil atendimentos pelos hospitais filantrópicos e santas casas, dos quais 420 mil, 73% é SUS dentro das santas casas — detalhou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)