Congresso Nacional é iluminado de lilás para destacar teste do pezinho

Da Redação | 06/06/2019, 15h54

O Congresso Nacional será iluminado na cor lilás na noite desta quinta-feira (6) para lembrar a importância do teste do pezinho em recém-nascidos. O ofício solicitando a providência é de autoria do senador Major Olímpio (PSL-SP).

— Cada passo importa. O dia 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho e o Senado Federal e a Câmara dos Deputados serão iluminados de lilás para rememorar esse importante teste que possibilita diagnóstico precoce de diversas doenças no período neonatal, permitindo a prevenção contra as sequelas que podem causar se instaladas no organismo humano — declarou o senador.

O teste do pezinho é um exame rápido e obrigatório para todo recém-nascido. Gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas com a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida.

Algumas das doenças podem levar a óbito caso não diagnosticadas. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada após as primeiras 48 horas de vida do bebê até o quinto dia útil.

O Ministério de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece acesso gratuito ao tratamento de seis doenças diagnosticáveis por meio do exame: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doença falciforme; fibrose cística; deficiência de biotinidase (DB); e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)