Comissão aprova Florianópolis como capital da nanotecnologia

Da Redação | 04/06/2019, 16h37

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4) um projeto de lei (PL 683/2019) que reconhece Florianópolis como Capital Nacional da Nanotecnologia e Novos Materiais. O relator da matéria é o senador Dário Berger (MDB-SC).

— O setor de nanotecnologia foi incluído entre os principais eixos do Plano de Desenvolvimento de Florianópolis. O município já possui empresas que são referências mundiais, além de um conjunto significativo de pesquisas e projetos relacionados ao tema dentro das universidades — argumentou Dário.

Segundo o parlamentar, Florianópolis foi precursora na instalação do primeiro arranjo promotor de inovação em nanotecnologia do país. Em Santa Catarina, 28 empreendimentos se beneficiam da articulação com centros de pesquisa, parques tecnológicos, incubadoras e programas de fomento.

Para o autor do PL 683/2019, senador Jorginho Mello (PL-SC), a homenagem “faz justiça aos esforços empreendidos pela população local na conservação e continuidade dessa importante tradição empreendedora”.

Polo náutico

A Comissão de Educação também aprovou um projeto de lei (PL 684/2019) que confere à Santa Catarina o título de Polo Náutico do Brasil. O autor da proposta também é o senador Jorginho Mello (PR-SC).

— O elevado número de mão de obra nesse setor é influenciado pelos grandes estaleiros localizados no estado. Essa mão de obra especializada atua em todo o processo de produção de uma embarcação, desde o desenvolvimento até a laminação, montagem, marcenaria, estofaria, parte elétrica, mecânica, entre outros – explica Jorginho.

O relator é o senador Dário Berger (MDB-SC). Ele lembra que a indústria náutica emprega mais de 5 mil trabalhadores em Santa Catarina.

— Trata-se de uma atividade econômica em forte crescimento e que pode ser considerada como de tradição em Santa Catarina. Seu reconhecimento como Polo Náutico reveste-se de justiça — defende Dário.

Se não houver recurso para análise do Plenário, as duas matérias seguem diretamente para a Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)