Membros de força-tarefa de Brumadinho falam à CPI nesta quinta-feira

Da Redação | 28/05/2019, 18h52

Integrantes da força-tarefa do Ministério Público que investiga responsabilidades do rompimento de barragem de mina da empresa Vale S.A. em Brumadinho (MG) serão ouvidos nesta quinta-feira (30), às 9h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre o assunto. Esta é a 12ª reunião realizada pela comissão que foi instalada em março para apurar as causas da catástrofe ocorrida na cidade mineira e aferir as condições de outras barragens.

Participam da reunião a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Andressa Lanchotti; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Antônio Sérgio Tonet, e o procurador da República em Minas Gerais José Adércio Sampaio.

Desde a sua instalação, a CPI já colheu depoimentos de diversas pessoas envolvidas no rompimento da barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale no Córrego do Feijão, que matou mais de 240 pessoas e poluiu o rio Paraopeba. Entre elas estão Gerd Peter Poppinga, ex-diretor-executivo da empresa, e Fábio Schvartsman, o ex-presidente da mineradora, além de auditores, engenheiros, funcionários e gerentes da Vale.

Também já compareceram às audiências representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais.

A CPI, que é presidida pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES) e tem como relator o senador Carlos Viana (PSD-MG), está analisando 41 projetos de lei sobre o tema que estão tramitando tanto na Câmara quanto no Senado. O prazo final da CPI é 10 de julho e, segundo Carlos Viana, o relatório será entregue antes:

— Nossa expectativa é entregar o relatório no prazo, em 2 de julho. Estou muito confiante que o Senado vai dar uma contribuição importante em uma nova legislação sobre a questão das barragens para que nós não assistamos mais ao que vimos em Minas Gerais pela segunda vez — disse Viana, em entrevista à Rádio Senado.

A audiência será realizada no Plenário nº 13, da ala Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)